Afogando-se na chama | Laura e Isa

Sentia-me contente por não estar apaixonado, por não estar contente com o mundo. Gosto de estar em desacordo com tudo. As pessoas apaixonadas tornam-se muitas vezes susceptíveis, perigosas. Perdem o sentido da realidade. Perdem o sentido de humor. Tornam-se nervosas, psicóticas, chatas. Tornam-se, mesmo, assassinas. — Charles Bukowski











sobre livros e sebos

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Sebos sempre me remeteram a lugares onde a nostalgia e a curiosidade está presente. São lugares onde além de pagar metade do preço que você pagaria em lojas como a submarino ou saraiva, você entra em contato com diversos tipos de literaturas. 
Aqui na minha cidade não tem livrarias físicas, somente uma banca e um sebo, os dois são da mesma dona. O sebo é bem simples e pequeno, de primeira vista você pode pensar que há poucas opções de escolha, mas conforme você começa a explorar e revirar as estantes, é possível encontrar coisas históricas e incríveis. 
Trouxe aqui para vocês alguns dos livros que comprei no sebo da minha cidade.

L'ANATOMIE EN POCHE (1927)

Sempre gostei de livros velhos, aqueles com a lateral gasta, as páginas amareladas e com anotações nos cantos das páginas. Eles me despertam curiosidade, imagino quem era seu dono, e quem era o dono anterior a ele. Imagino por onde ele tenha passado, quantas pessoas já leram suas histórias, e o que acharam dela. Não foi diferente quando eu encontrei esse livro perdido em meio há tantos outros em promoção. Paguei cerca de R$1,50, e o preço também me impressionou. Ele é um livro de anatomia de bolso (l'anatomie en poche).

Pesquisei o nome do autor, Victor Pauchet, e encontrei sua página na Wikipedia. Ele foi um cirurgião francês que viveu entre 1869 e 1936, foi muito influente e ficou conhecido por ter escrito inúmeras inovações técnicas nessa área.


Ele tem algumas escritas a lápis na ultima página, toda em francês (imagino eu). Na primeira página há um selo indicando uma livraria do Rio de Janeiro, além de uma datação de um ano depois do ano da publicação do livro. Rio 3/9/1927. Ele está bem gasto nas laterais, e foi remendado algumas vezes com fita e linha.

SHAKESPEARE - TRAGÉDIAS (1978) 

Esse livro reune algumas das obras trágicas de Shakespeare. Entre essas tem a minha preferida, Hamlet, uma peça que conta a história do principe Hamlet, esse que tenta vingar a morte de seu pai. Mas há outras como Romeu e Julieta, Macbeth e otelo, o mouro de veneza.

Assim como as outras publicações da editora Abril, esse livro é extremamente bem trabalhado. As bordas das folhas são douradas, a capa é dura e com relevo, além das ilustração na contra capa. Paguei cerca de R$9,00, não mais que isso.

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS (1978)  


Já comentei dessa edição simplesmente maravilhosa no meu blog pessoal. Acho que, de todos os livros que tenho, esse com certeza é o meu preferido. Não somente por ser do Edgar Allan Poe (o que é totalmente relevante), mas essa edição é magnifica. A capa, apesar de um pouco gasta, tem um tom de preto fosco com os desenhos em dourado, nas primeiras páginas há a foto e uma mini-biografia do autor, e a contra capa exibe uma ilustração -maravilhosa, por sinal- de um cemitério. Reúne seus contos mais famosos, como O gato preto, O poço e o Pêndulo, O coração delatador e o Os crimes da sua Morgue. Não lembro exatamente quanto paguei, mas não passou de R$10,00.

A DIVINA COMÉDIA (1978) 


Em questão de ilustrações, este com certeza é o mais bonito da minha estante. Tem várias ilustrações ricas em detalhes e com significados referente ao inferno e a aceitação divina. A Divina Comédia é um poema da literatura italiana, escrito por Danta Alighieri no séc XIV. Ele é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e o Paraíso.

Enfim, o post ficou um pouco curto, ainda tenho alguns outros livros para postar. Espero que tenham gostado da postagem. Até mais.

24 comentários:

  1. Morro de vontade de ler A Divina Comédia!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por sebos.se pudesse viveria dentro deles lendo todos os tipos de livros.Aqui em Recife tem vários e pelo menos uma vez por sema eu visito algum e adiciono um novo livro a minha biblioteca pessoas.

    Eu também gosto de livros antigos,eles tem um quê poético,mesmo que não seja sobre poesia.Aliás Edgar Allan Poe e Shakespeare são alguns dos meus autores favoritos.

    Abraços de urso para você!

    http://antesda-chuva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebos são lugares tão ricos de história e nostalgia, é um ambiente muito bom. Também sou apaixonada por Edgar Allan Poe, e foi a primeira vez que pude ler Shakespeare.

      Abraços ♥

      Excluir
  3. Entendo totalmente! É muito bom comprar livros de sebos por causa dessa coisa da história que trem por trás dos livros, quase uma troca indireta de experiências entre um leitor e outro.

    Tenho essas versões de Poe e do Dante e acho liiindas <3 (além dos livros serem muito bons né? Haha)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São edições incríveis! Sou apaixonada pelas ilustrações da Divina Comédia.

      Beijos ♥

      Excluir
  4. Oie Isa. ♥ Então, na minha cidade já temos uma biblioteca municipal. E foi um baita conquista. Porque até uns três anos, não tínhamos. Só fui à um sebo uma única vez. E gostei. Acabei não levando nada. Mas... adorei saber sua experiência de eu vi Histórias Extraordinárias do Poe na biblioteca segunda passada. Já que é seu livro preferido, talvez eu dê uma chance! ♥

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Poxa, fico feliz que tenham conseguido conquistar isso, bibliotecas são muito importantes. Recomendo que leia mesmo que apenas um conto do Poe, a narrativa dele é diferente de tudo que já viu, tenho certeza que irá se apaixonar tanto quanto eu.

      Beijos. ♥

      Excluir
  5. Olá Isa!
    Achei esse post bem interessante e me deu uma vontade enorme de comprar o L'Anatomie en poche, é antigo mas guarda muita história nessas folhas ♥ Os demais achei bem legais e esses preços baixinhos... awm <3 x)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo ainda não entendendo fluentemente o francês, a história que o livro traz com ele é muito rica. Às vezes me pego imaginando por onde ele andou...

      Excluir
  6. Oi, Isa! Acredita que nunca fui a um sebo? Não conheço nenhum proximo de mim... Imagino que seria um paraíso na terra hahaha Apaixonada pelos seus, são verdadeiras reliquias. Beijos


    somehowme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, sério? Sebos são lugares incríveis e com preços muito acessíveis.

      Obrigada! Beijos

      Excluir
  7. Sebos são maravilhosos ♥ Infelizmente tenho que pegar uns dois ônibus para chegar ao sebo mais perto da minha casa ahaha, mas a viagem vale super a pena ♥ Revirar livros em sebos, bancas e livrarias é um hábito meu que irrita bastante minha mãe (já que ela vive apressada asuash), é impressionante (e apaixonante) a diversidade deles que têm em sebos. Fiquei apaixonada por "L'ANATOMIE EN POCHE" já que estou estudando anatomia para desenhar. Também adoro livros com anotações e fico pensando nessas coisas, é um universo de possibilidades!
    E estou babando os outros livros também, meus parabéns, você tem preciosidades na sua estante que, ainda por cima, custaram barato ♥
    Adorei a postagem e o seu blog é maravilhoso! Beijos ♥

    Perdida em (M)arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo horas revirando os livros do sebo, ele tem uma variedade tão rica, e que vai além dos best-sellers das livrarias. São coisas que você nunca encontraria em uma livraria como a saraiva ou submarino.
      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Beijos ♥

      Excluir
  8. Muito, muito obrigado. Fico mesmo feliz por saber isso :')

    Nunca fui a um espaço destes mas acho que era o paraíso na terra :D

    NEW TIPS POST | Acaba JÁ com o FRIZZ do cabelo :o
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive o desejo de poder ter a oportunidade de ir em sebos,porém minha cidade é tão pequena que acaba não me dando opções. Acredito que seja um ótimo rendimento na questão de preços afinal o que tem dentro dos livros,vale muito a pena comprar,não somente pelo conteúdo mas com o pensamento de que você teve a oportunidade de guardar uma futura relíquia.

    Eu também gosto de livros com o aspecto de antigo,me aproxima mais do que gosto e é contagiante poder ler algum livro que já foi de vários donos. Não conhecia o Victor Pauchet,mas vejo que por ser um cirurgião possa me agradar no que vem escrito nessas páginas amareladas do famoso livro!

    Oh,o famoso Shakespeare! Sempre gostei da forma e do aspecto que ele escrevia,e por fim acabei participando e fazendo parte de uma peça que contia uma das histórias deles e isso me alegra bastante por retratar em vida real uma história que foi escrita com tanto carinho! Desde a capa já me apaixonei,com certeza eu compraria!

    Eu li esse seu post,mas que eu me recorde acredito que não comentei,mas gosto de seu blog pelo simples fato de trazer muitos conteúdos desconhecidos por muitos! O livro deve ter um ótimo conteúdo estendido,pretendo ler sim,mas será que deve ter online?

    A divina comédia já me apaixonei pela capa,e pelos desenhos retratados. Gosto de pinturas e esculturas que retratam anjos ou algo que se revela ao passado antigo!
    Boa sorte pra você e pra Ana nesse blog! Que ele possa trazer muitos frutos. E que nada,o post ficou curto mas rico em conteúdo.

    ♡♡♡♡♡
    Até logo.
    meu bloguinho

    ResponderExcluir
  10. Mais da metade dos meus livros foram comprados em um sebo aqui perto de casa. Eu também tenho uma fascinação por livros antigos e com histórias pessoais de donos anteriores, acho bem poético <3.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebos sempre serão meu lugar preferido, depois das salas de cinema ♥

      Excluir
  11. Finalmente achei alguém que compartilha do meu amor por sebos. Comprar lá, além de sair muito mais barato é uma experiência. Diferentemente dos livros perfeitamente alinhados de livrarias. Comprei um uma vez que estava com as páginas onduladas (de quando alguém molha) e não me importei nem um pouco. Faz parte da história do livro.
    Aqui na minha cidade existem inúmeros sebos e alguns tem os mesmos livros de livrarias, até lançamentos. Mas os mais legais são os antigos mesmo. Fiquei babando nessa sua edição de Tragédias do Shakespeare. Se fosse aqui custaria um rim.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gostei desses pequenos defeitos em livros. Gosto de quando estão rabiscados, quando a capa está um pouco gasta e tem aquelas marcas de dobra (aliás, péssima mania minha de dobrá-las, fico feliz em ver que não sou a única, por isso devo gostar tanto). Que inveja! O sebo aqui é bem pequeno e algumas coisas são limitadas, mas aqui na cidade ao lado tem outros sebos também, pena que não posso ir lá com tanta frequência.
      Essa edição do Shakespeare é incrível! Ela é pequenininha e tão delicada, sou apaixonada por ela. ♥

      Beijos!

      Excluir
  12. eu comprei meu livro favorito da vida no único sebo da minha cidade e não é um livro famosinho. ele tem várias manchinhas mas eu acho um charme aparte <3 adorei as versões dos seus livrinhos e aaa estou louquinha pelo em francês ;-;

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por sebos! Aqui na minha cidade existem dois, porém, ambos não têm edições tão bonitas e legais quanto as que você mencionou no post!

    Achei fenomenal o "L'anatomie en poche", uma verdadeira raridade. Também me encantei com "A divina comédia", é muito bonito. Gosto muito de livros rabiscados, é simbólico demais. <3

    Adorei o blog, já estou seguindo!

    Beijos,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
  14. Aqui na minha cidade tem apenas uma banca, às vezes consigo boas aquisições lá!
    Eu comecei com as experiência de comprar livros usados ainda no mês passado, comprei na Estante Virtual, claro que não é a mesma coisa de entrar numa livraria, num sebo ou numa banca, mas como aqui não tenho muitas opções tenho que comprar como posso.
    Vou começar a fazer vídeos e vou mostrar essa experiência de compra por lá ^^

    Beijos.

    https://palavrasviajandoem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir